Onde passear com as crianças na Zona Sul de Poa ?

Compartilhe:

A zona sul de Porto Alegre oferece várias opções de passeios e cultura para levar os pequenos e sua família.


1. Calçadão de Ipanema




Avenida Guaíba - Também conhecida como "calçadão de Ipanema", a via fica à beira do Guaíba e costeia toda a margem. Tornou-se ponto para exercícios físicos como caminhadas ou happy hour, com a crescente abertura de barzinhos e restaurantes no entorno. O pôr do sol visto dali coroa cada fim de tarde.

Além disso, a Avenida Guaíba tem uma ciclovia com 1,2 quilômetros de extensão. É a mais antiga da cidade, inaugurada em 1993 e revitalizada em 2011. O local oferece vários bancos para descanso em sua extensão. Há também uma área para prática de esportes como o vôlei, na areia, e aparelhos de ginástica ao ar livre. Lá também ocorrem competições de esportes náuticos, tais como windsurfe, jet-ski e vela de oceano.



2. Fundação Iberê Camargo - Iberê para Crianças


Iberê para Crianças apresenta ferramentas de interação, reflexão e conteúdo pedagógico sobre o universo da pintura, do desenho, da gravura e de processos de criação em artes visuais a partir da obra de Iberê Camargo.

Dedicado ao público infantil, pode ser um instrumento de apoio para pais, professores e cuidadores que desejem introduzir as crianças no campo das artes.

Sua criação foi baseada em obras do artista que incluem os Carretéis, os Ciclistas, as Idiotas e os Manequins, e tem seu gato de estimação, que se chamava Martim, como guia. 

Endereço: Av. Padre Cacique, 2000 - Cristal, Porto Alegre - RS, 90810-240


3. Parque Natural do Morro do Osso


Localizado entre os bairros Tristeza, Camaquã e Ipanema, do alto de seus 143m, com uma visão panorâmica de mais de 200 graus, é possível avistar o Lago Guaíba, a Praia de Ipanema, o Centro de Porto Alegre e alguns morros.

O parque dispõe de sede, com um auditório para atividades educativas, serviço de guarda-parques e programa de educação ambiental.

Existe uma trilha principal (de terra) e algumas trilhas secundárias com sinalização apenas no início da caminhada. Os 2500 metros de caminhada (ida e volta) são feitos pelo eixo central do parque passando por trechos de mata fechada. Não há escadas nos trechos mais íngremes e, por isso, as subidas podem ser bem puxadas para quem não está acostumado a se exercitar.

Nos momentos mais difíceis é possível descansar apreciando as espécies curiosas de animais que passeiam pela mata, como pequenos roedores e espécies raras como o bugio-ruivo e o ouriço-cacheiro.

Lembrando que trilhas e visitas orientadas ocorrem às quartas, sextas e sábados e, devem ser agendadas para grupos com número limitado.

End.: R. Irmã Jacomina Veronese, 170 – Ipanema.

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 8h às 18h.


4. Parque Gabriel Knijnik


Muitas pessoas que andam pela Zona Sul de Porto Alegre já devem ter se deparado com placas de trânsito indicando o caminho para o Parque Knijnik, mas a maioria nunca soube direito onde fica e nem por que tem esse nome estranho.

Com 12 hectares, o Parque Gabriel Knijnik foi doado em 1997, em testamento, pelo engenheiro civil Gabriel Knijnik ao município de Porto Alegre. Sediado nos altos da Estrada Amapá, no Bairro Vila Nova, o parque é hoje uma das áreas de lazer pública da capital. Dispõe de amplo espaço preservado composto de fauna nativa diversa e árvores frutíferas.

As obras de urbanização tiveram início em 2002, mas a inauguração do parque ocorreu em outubro de 2004. A infraestrutura conta com quadras esportivas, sanitários, playground, cancha de bocha, churrasqueiras, passeios e um mirante para o Lago Guaíba. O estacionamento dispõe de vagas para 100 carros. A entrada é franca.

Para chegar ao local, é possível utilizar o ônibus 271-Amapá, da empresa STS, com final da linha em frente à entrada do parque. De carro, deve-se seguir pela Av. Vicente Monteggia.

Para agendamento de caminhada orientada ou visitas de escolas, encaminhe e-mail ou entre em contato.

Endereço: Estrada Amapá, 2.300 – Bairro Vila Nova – POA/RS

Telefone: (51) 3266-8120

E-mail: pinheiro@smam.prefpoa.com.br / Origem da Matéria: Visite Porto Alegre e Prefeitura POA / Foto: by Eloí Farias

Buscar no Blog

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no site. Saiba mais